O Cavaquinho

O Cavaquinho foi trazido ao Brasil pelos exploradores portugueses. Cavaquinhos são feitos de madeira e equipado com quatro cordas de aço. Este instrumento do tipo pequena guitarra é usado para tocar chorinho, Samba, Pagode entre outros estilos.

O comprimento do corpo e da Escala Do Cavaquinho são muito semelhantes ao do Ukulele. O Cavaquinho é encontrado não só em Portugal, mas em toda a América Central e América do Sul. O Cavaquinho também é conhecido pelos nomes: Cavaco, Manchete, Marchete,Facão, Braguinho Ou Braguinha.

No Brasil o Cavaquinho desempenhou um papel chave no nascimento e desenvolvimento da música popular urbana , tanto na linhagem instrumental que levou ao choro, e no um vocal que levou ao Samba.

Xodó do Cavaco show Imortais do Samba
Imortais do Samba

Foi no Brasil que o instrumento atingiu seu mais alto grau de desenvolvimento graças a Músicos como Nelson Alves (Nelson Cavaquinho 1895/1960) Canhoto ( Waldiro Frederico Tramontano 1908/1987) E Waldir Azevedo (1923/1980), que fez o cavaquinho imensamente instrumento solo popular.

Conhecendo o Cavaquinho.

Agora vamos conhecer o instrumento para por a teoria em prática: Dicas do Xodó: Proteja seu Cavaquinho, evite deixa- lo exposto ao Sol e a local muito úmido, guarde em um case ou Capa. Procure também deixar o Cavaco com as cordas frouxas ou seja desafinado, quando não for usa -lo pois a tenção das cordas afinadas é muito forte e pode empenar o braço do Cavaco, a médio e longo prazo. Hoje em dia temos afinadores que facilitam a vida do Músico. Então afrouxe as cordas após o uso. 

O Braço do Cavaquinho

Vamos entender agora o braço do cavaquinho pois é nele que esta o segredo. Para se tornar um bom cavaquinista, temos que entender a pedagogia do Cavaquinho, que começa a partir do braço do Cavaquinho.

Estas 12 casas abaixo formam uma escala completa, são onde seus dedos irão passear, e cada casa tem uma nota específica que você irá conhecer daqui em diante.

Normalmente encontramos nos cavaquinhos, quatro (4) ou até cinco (5) bolinhas brancas ou pretas em locais específicos do braço do instrumento. Elas não estão ai por enfeite tem  finalidade de referencia , encontram-se. na( 5ª ) ( 7ª ) ( 9ª ) E( 12ª) casa as vezes também na (3ª) mas nem sempre. Em cavaquinhos profissionais estas referencias se encontram na parte de cima do braço facilitando a visualização para o Cavaquinista.

Afinação

Apesar de existirem outras afinações para Cavaquinho ,nos Iremos usar a mais conhecida e usada no Brasil que é ( Ré, Sol, Si, Ré ) = ( D.G.B.D )

Saúde e Paz .

Att; (Xodó do Cavaco).