Formação de acordes no Cavaquinho: entenda as tríades.
Hoje vamos falar sobre formação de acordes. Te ajudaremos a entender de uma vez o que são e como são formadas as tríades e tétrades.
Esse é um tema que compreende diversos instrumentos musicais: cavaquinho, violão, guitarra, piano, teclado, baixo, etc.
Formação de acordes: o que são tríades?
Para entender melhor a formação de acordes no cavaquinho, vamos começar falando sobre as tríades. Elas nada mais são do que três notas tocadas juntas. E sabemos que nota são sons isolados (quando você toca uma corda do seu cavaquinho ou uma tecla do piano, por exemplo).
E acordes musicais são formados por notas. Logo, no acorde de C (dó maior) temos as notas C, E e G. Veja que temos 3 notas aqui. E quando temos 3 notas, então temos o que se conhece por tríade.
As tríades formam tanto os acordes maiores como Ré maior (D), Mi maior (E), Fá maior F), etc. Como formam também os acordes menores: Ré menor (Dm), Mi menor (Em), Fm (Fá menor), entre outros.
Como as tríades são formadas?
Agora já entendendo o que são tríades, precisamos entender também como elas são formadas.
Para que você entenda melhor a explicação que será dada aqui, tenha em mente que cada nota numa escala representa um grau.
A formação de acordes é feita através dos graus da escala. Logo, se você quiser tanto entender formação de acordes como aplicar o conceito na prática, é importante entender sobre escalas, ao menos as escalas maiores e menores.
Para formar o acorde de C (dó maior), por exemplo, usamos a escala natural de C que é composta pelas notas:
- C, D, E, F, G, A, B e C.
Para formar os acordes maiores usamos três notas dessa escala, sendo elas: C, E e G. Mas por que logo essas notas?
Usamos essas três notas devido a um padrão que é utilizado para formar os acordes maiores: os intervalos das escalas.
Curso de Cavaquinho Online
Realize seu sonho de aprender a tocar cavaquinho sem sair de casa. E se você já toca há algum tempo,mas não consegue evoluir saiba que as aulas são voltadas para o aprendizado prático e teórico não só para iniciantes mas principalmente para sua evolução progressiva e para seu aperfeiçoamento no instrumento.
É um material elaborado cuidadosamente, focado na sua evolução musical.
Meu objetivo é fazer você se tornar um músico com excelência e não apenas um leitor de cifras ou alguém que quebra a cabeça para tirar músicas de ouvido, criar solo ou improvisar.
Quer saber mais? Acesse a >>PÁGINA OFICIAL AQUI << e conheça tudo sobre o treinamento aproveite a super promoção do curso completo onde você paga um valor único uma única vez podendo dividir o valor em até 12x no cartão e acessa a TODOS OS 25 MÓDULOS DO CURSO..
Continuando a explicação….
Usamos essas notas por conta dos intervalos que são utilizados para formar os acordes maiores a partir das notas da escala. Nos acordes maiores usamos a tônica (primeira nota da escala natural), a terça maior (terceira nota da escala natural) e a quinta justa (a quinta nota da escala natural).
Agora, se quisermos usar os intervalos para saber as notas (o que te ajudaria a formar a tríade de qualquer acorde maior), ficaria assim:
- Usamos a tônica (a primeira nota, a que dá nome ao acorde), depois a próxima nota contamos um intervalo de 2 tons, depois a próxima nota terá um intervalo de 3 tons e meio.
Vamos aplicar esse conceito?
Pegando a escala de C, ficaria assim:
Veja que entre C e E contamos 2 tons de intervalo e entre C e G contamos 3 tons e meio de intervalo. Logo, se você quiser montar qualquer acorde maior (em qualquer tonalidade), basta seguir esse padrão de intervalo.
As tríades menores, por outro lado, são formadas por: tônica, terça menor (1 tom e meio) e quinta justa. Note que agora o intervalo entre a primeira e a segunda nota não é mais de 2 tons, mas sim de 1 tom e meio. É o chamamos de terça menor..
Há também as tríades diminutas que são formadas por: tônica, terça menor (1 tom e meio de distância) e quinta diminuta (3 tons de distância, e não mais 3 tons e meio como na tríade maior ou menor).
E, por fim, temos a tríade aumentada. Essa é formada por tônica, terça maior (2 tons de distância) e quinta aumentada (4 tons de distância).
Obrigado por sua atenção no artigo, Em breve falarei sobre as TÉTRADES.